sexta-feira, 5 de junho de 2009

INCLUSÃO DIGITAL

Por Vanessa Dantas

Ao decorrer do tempo a tecnologia vem sofrendo grandes transformações no que se refere aos instrumentos tecnológicos, como a televisão, aparelhos celulares e computadores, além da criação de novos dispositivos como o Touch Screen e o ipod, sendo que frequentemente são inovados e lançados outros aparelhos.
Aliado ao progresso tecnológico está a rapidez das informações e as mudanças no cotidiano das pessoas, onde hoje, existe a possibilidade de pessoas de países distantes, além de poderem se comunicar por meio da internet, também conseguem se ver pela Webcam, assim como, saber o que acontece em outros lugares de qualquer parte do mundo em tempo real.
No entanto, nem todas as pessoas têm acesso à informação e muito menos aos aparelhos tecnológicos que possibilitam o contato com o conhecimento. Mas ao contrário do que se pode pensar, existem nos dias atuais a preocupação por parte dos governos de muitos países, inclusive o Brasil, de permitir o acesso aos meios tecnológicos para as sociedades que ainda não os utilizam, com o objetivo maior de proporcionar a inclusão social e a troca de conhecimento entre todos. Denominado de inclusão digital ou infoinclusão, ou seja, quando há a democratização do acesso às tecnologias da informação, incluindo o cidadão na sociedade da informação, de forma a contribuir na melhoria das condições de vida de todos.
Contudo, para que a inclusão digital aconteça o indivíduo necessita do instrumento tecnológico, como o computador, o acesso à rede e principalmente saber manusear essas ferramentas. Entre as estratégias da inclusão digital estão a implantação de projetos e ações que visam facilitar às pessoas de baixa renda o contato com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), incluindo também o desenvolvimento de tecnologias que facilitam a acessibilidade para usuários com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário