terça-feira, 5 de maio de 2009

SABORES EXÓTICOS DO PARÁ

Por Vanessa Dantas

A culinária paraense é considerada como a mais requintada, diversificada e genuinamente brasileira por abrigar influências das tribos indígenas Amazônicas.

Quem já foi à Belém do Pará e deixou de experimentar o açaí ou o Pato no Tucupi, ou ainda o Tacacá e a Maniçoba? Quem vai à capital paraense não pode deixar de saborear as iguarias típicas da região. Com comidas peculiares sendo muitas consideradas afrodisíacas, elas se combinam e vão desde os pratos comuns acompanhadas do açaí como o peixe até as frutas regionais preparadas para a sobremesa, como cremes e sorvetes.

A culinária paraense recebeu forte influência da cultura indígena, assim como da Portuguesa e Africana, entretanto, a que mais se manifestou e deixou resquícios até hoje é a dos povos indígenas Amazônicos.

Como uma fonte de inspiração para diversas atividades de seus habitantes, a floresta Amazônica contribuiu consideravelmente para o surgimento da gastronomia paraense. Os ingredientes básicos utilizados no preparo da culinária regional são oriundos da exuberante natureza da Amazônia como camarão, carangueijo, marisco, peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicória, coentro), pimentas de cheiro e ervas.

O resultado da mistura de todos esses elementos são as comidas típicas como a Maniçoba, Caruru, Vatapá e o tão famoso Pato no Tucupi, todos muito apreciados nas festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, festa popular realizada todos os anos no mês de Outubro na capital paraense. O caranguejo é outra verdadeira mania paraense. Degustado de várias formas, com especial predileção pela casquinha de caranguejo, uma entrada obrigatória em qualquer refeição mais típica. Não podendo esquecer as frutas como o bacuri, tucumã, muruci, piquiá, taperebá e o cupuaçu, entre muitas outras, que são preparadas para serem servidos na sobremesa em forma de cremes, bombons acompanhados de chocolate ou sorvetes.

Inovações na culinária regional.

O que atualmente tem se notado é a nova roupagem que muitos chefes da culinária do Pará têm dado aos pratos típicos. Sendo este o caso do famoso restaurante paraense “Lá em Casa”.

Conduzido pelo arquiteto e chefe Paulo Martins a união do tradicional ao novo é a marca das saborosas e requintadas receitas do “Lá em Casa”. Ele faz uma releitura com os produtos regionais, dando uma nova “cara” aos ingredientes. Um exemplo disso é o jambu, que antigamente somente era usado no Pato no Tucupi ou no Tacacá, agora o chefe mistura-o com arroz, saladas e massas. Outro prato criado é a Piramanga, no qual é feita uma mistura de Pirarucu com Manga e Feijão e o picadinho de Tambaqui, pois o chefe também aproveita variados tipos de peixes não tão nobres e realiza porções semelhantes ao Haddock.

Mas, além de seu trabalho diversificado e inovador no restaurante “Lá em Casa”, Paulo Martins também organiza o festival do “Ver-o-Peso da cozinha paraense”, desde 1999, com o intuito de divulgar ao Brasil e exterior os ingredientes e produtos da culinária paraense, já que reúne chefes de todo o Brasil tão conhecido como ele. Sem dúvida alguma as comidas e os temperos paraenses originam sabores exóticos, aproveitados até pelo mais exigente gourmet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário